Paranaguá receberá investimento para fomentar negócios de impacto socioambiental positivo

Paranaguá, no litoral do Paraná, é uma das seis cidades escolhidas do país pela Coalizão pelo Impacto, iniciativa que irá fomentar, por meio de apoio técnico e financeiro, negócios que se propõem a solucionar
problemas ambientais e sociais na região. Até 2026, serão aportados R$ 29 milhões para desenvolver, simultaneamente, em parceria com organizações locais, seis ecossistemas de impacto em cidades das cinco regiões do Brasil, com projeção de apoiar até 600 negócios.

As demais cidades envolvidas são Belém (PA), Brasília (DF), Campinas (SP), Fortaleza (CE) e Porto Alegre (RS). O lançamento da Coalizão na cidade paranaense ocorre na quinta-feira (18), às 14 horas.

Interessados em participar do evento podem se inscrever gratuitamente pelo site.

“O objetivo é estruturar um ecossistema com organizações dinamizadoras, como instituições de apoio ao empreendedorismo, universidades, incubadoras e aceleradoras, dados e recursos para apoiar empreendedores, aumentando suas chances de sucesso e conexão com investidores e clientes”, explica Guilherme Karam, gerente de Economia da Biodiversidade na Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, instituição parceira da iniciativa.

A Coalizão pelo Impacto é uma correalização do Instituto de Cidadania Empresarial (ICE), Instituto Helda Gerdau, Instituto Humanize e Somos Um, com a parceria estratégica da Fundação Grupo Boticário, Cosan, Fundação FEAC, Instituto Sabin, RaiaDrogasil e Fundação Educar DPaschoal.

Mapeamento realizado pela Fundação Grupo Boticário identificou 177 negócios de impacto ambiental na Grande Reserva Mata Atlântica, maior contínuo remanescente do bioma no país, no qual Paranaguá está inserida. Desses empreendimentos, 71% encontravam-se entre as fases de ideação e organização do negócio, sendo apenas 18% sustentáveis financeiramente.

“São empreendimentos com grande potencial, mas ainda frágeis, com alta demanda de apoio em planejamento estratégico, validação de modelo de negócio e investimento externo para avançar”, reforça Karam.

Em todo o Brasil, segundo o Mapa 2021 de Negócios de Impacto Socioambiental da Pipe Social, existem 1.272 negócios de impacto positivo com soluções voltadas a diferentes setores. Nesse contexto, os investimentos em negócios de impacto feitos no Brasil movimentam US$ 1 bilhão de ativos sob gestão, de acordo com o Relatório Investimentos de Impacto do Brasil 2020 (ANDE 2022).

Lançamento no Paraná

O lançamento da Coalizão pelo Impacto em Paranaguá está marcado para quinta-feira (18), às 14 horas, no Hotel Camboa, no Centro Histórico da cidade. O evento é aberto a empreendedores e organizações interessados e contará com a presença de representantes das instituições envolvidas.

O post Paranaguá receberá investimento para fomentar negócios de impacto socioambiental positivo apareceu primeiro em Massa News.

Texto Retirado do Portal Massa


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *