Pesquisadores identificam mais de 100 espécies de aves no litoral do Paraná

 

Mais de 100 espécies diferentes de aves foram vistas, em pouco mais de dois anos de pesquisa no litoral do Paraná. Também foram registradas mais de 45 mil aves aquáticas nos ambientes costeiros.

Os resultados fazem parte da primeira etapa do Programa de Monitoramento de Avifauna, da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA), que em 28 meses realizou 112 incursões nas baías de Paranaguá e Antonina por binóculos e por contagem em fotografia de alta resolução.

A equipe de trabalho é formada por um ornitólogo, um engenheiro ambiental e um oceanógrafo.

O objetivo do monitoramento é avaliar a abundância, a riqueza e a diversidade das espécies de aves existentes na baia e no entorno dos Portos do Paraná em diferentes períodos do ano.

Outro objetivo do projeto é também avaliar se os programas de proteção ao meio ambiente executados na baía de Paranaguá estão adequados a manutenção da fauna local, como explica o Diretor de Meio Ambiente da APPA Bruno da Silveira Guimarães.

O diretor de Meio Ambiente conta ainda que este trabalho para manutenção do equilíbrio ambiental no entorno dos portos do Paraná tem trazido de volta espécies que não eram mais vistas no litoral.

Entre as espécies registradas, oito aves são consideradas como ameaçadas de extinção, segundo o Ministério do Meio Ambiente.  Além disso, foram registradas 10 espécies migratórias do hemisfério norte e quatro migratórias do hemisfério sul.

A equipe monitorou a ocorrência de aves no Trapiche de Antonina, na Ponta da Pita, em Antonina; nos arredores do Santuário Nossa Senhora do Rocio, em Paranaguá; em Pontal do Sul, na Ilha do Mel e em um trecho de 60 quilômetros (embarcados), no interior da baia, entre os Portos de Paranaguá e Antonina.

Nas incursões são investigados diversos tipos de ambientes, entre eles manguezais, restingas, marismas, praias arenosas, praias com presença de rochas e planícies de sedimentos que ficam expostos durante baixas de marés.

Repórter Vanessa Fernandes

Texto Retirado de CBN Curitiba


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *