Boletins de balneabilidade começam na semana do Natal

 

Terrazza Panorâmico

A partir do próximo dia 18 de novembro, o IAP (Instituto Ambiental do Paraná) começa a coletar as amostras para os boletins semanais de balneabilidade da temporada de verão 2019/2020. A divulgação do primeiro boletim acontece na semana do Natal, e terá um balanço de mais de 60 regiões. O monitoramento das águas permite a verificação de contaminação por esgoto sanitário clandestino e
indica a possibilidade de uso dos espaços públicos para atividades de lazer, como natação, mergulho e esqui.

Nesta temporada serão monitorados 49 pontos no Litoral, sendo 13 em Guaratuba, 14 em Matinhos, 11 em Pontal do Paraná, seis na Ilha do Mel, três em Morretes e dois em Antonina.

Também haverá monitoramento das praias artificiais do Lago de Itaipu em Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Itaipulândia, Missal, Santa Helena, Entre Rios do Oeste e Marechal Cândido Rondon, além do Rio Paranapanema, em Primeiro de Maio, no Norte do Paraná.

As coletas acontecerão cerca de 24 horas. Depois da primeira análise, o IAP sinalizará as regiões monitoradas com bandeiras indicativas que alertam os banhistas sobre a qualidade da água.

Texto Retirado de CBN Curitiba


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *