Iniciada castração gratuita de cães e gatos em Paranaguá

Agora Litoral

A causa animal deu um novo passo à frente em Paranaguá. Iniciou o cadastro para castração gratuita de cães e gatos. Animais que vivem nas vias públicas e não possuem um tutor definido, também poderão ser castrados por meio do programa.

O programa é voltado a animais resgatados e que estão recebendo os cuidados pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), estão em lares temporários por meio de Ongs de proteção animal e cães e gatos de tutores que tenham renda total de até três salários mínimos e estejam cadastrados no Programa do Governo Federal Cadastro Único por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social.

Até o momento, seis gatos, um macho e cinco fêmeas resgatados e que estão sob os cuidados da Semma foram levados para a castração. “É importante que a população leia o Decreto regulador para obter todos os detalhes para solicitar o serviço”, orienta o secretário municipal de Meio Ambiente, Vinicius Yugi Higashi.

Animais resgatados foram levados para castração

O cidadão interessado em participar do procedimento de castração animal, deverá se dirigir ao Protocolo da Prefeitura de Paranaguá com a impressão Ficha Cadastro preenchida e Folha Resumo obtida por meio do Cadastro Único, além de documento pessoal. A Folha Resumo familiar deve ser obtida junto a um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município.

No caso das Ongs, é necessária a Ficha Cadastro preenchida e cópia do CNPJ da entidade.

“Após protocolado é só aguardar a Semma entrar em contato via telefone. O cidadão será chamado para uma primeira checagem de saúde do seu animal. Os veterinários da Secretaria farão a primeira avaliação e marcarão com a clínica veterinária a data da castração. Por isso é importante preencher a ficha corretamente para termos como localizar esse tutor”, destaca o secretário.

Na clínica, o animal passará por exames mais detalhados para verificar a plena saúde dele. O transporte do cão ou gato será de responsabilidade do tutor do animal.

O procedimento cirúrgico será feito em caninos e felinos, de ambos os sexos, com no mínimo 150 dias e no máximo 8 anos de idade em uma das quatro clínicas veterinárias participantes do programa municipal de castração.

Transporte deverá ser feito pelo tutor do animal

FICHA CADASTRO
Os interessados podem conferir o Decreto regulador, além da Ficha Cadastro Modelo ONG e Modelo Pessoa Física (para impressão), no site da Prefeitura de Paranaguá. O cidadão deve acessar www.paranagua.pr.gov.br. No final da página está disponível o link Castração de animais que armazena todas as informações necessárias.

ASSINATURA
No dia 11 de maio o prefeito Marcelo Roque assinou o documento para contratação de clínicas veterinárias para realização de cirurgias de castração em cães e gatos, fêmeas e machos. Serão entre 80 a 120 castrações por mês, um total que pode chegar a 1440 no ano. “É felicidade imensa. Isso começou em 2013 quando fui secretário de Meio Ambiente e Serviços Urbanos e já havia essa necessidade no município. É inclusive uma demanda judicial pelo Ministério Público devido ao grande número de cães abandonados”, observa o prefeito Marcelo Roque.

“Naquela época não pude dar continuidade ao meu trabalho por várias questões, mas hoje como prefeito tive essa felicidade com a Câmara Municipal e o vereador Thiago Kutz que é um defensor da causa. Sou apaixonado por animais e vejo este momento como muito importante para as pessoas que amam animais e lutam pela qualidade de vida deles”, ressalta Marcelo Roque.

Da PMP

O post Iniciada castração gratuita de cães e gatos em Paranaguá apareceu primeiro em Agora Litoral.

Texto Retirado Agora Litoral


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *