UPA de Paranaguá será reformada e ampliada para receber verba federal

 

Agora Litoral

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Paranaguá será reformada e ampliada. A informação é da secretária municipal de Saúde, Lígia Regina de Campos Cordeiro. Segundo ela, o local, desde 2012, quando foi inaugurado, não é habilitado pelo Ministério da Saúde para atuar como uma unidade de urgência e emergência.

A secretária explica que a gestão do prefeito Marcelo Roque vem tentando resolver a situação desde que assumiu a Prefeitura, no início de 2017, para que a UPA possa ter a habilitação do Ministério da Saúde e assim passar a receber recursos federais, já que hoje é mantida com verba somente do tesouro municipal.

Ainda de acordo com Lígia Cordeiro, todos os procedimentos previstos em lei estão sendo tomados para que a UPA tenha a habilitação necessária. O primeiro passo foi realizar a licitação para o projeto de ampliação e reforma da estrutura do prédio.

“Foi a gestão do prefeito Marcelo Roque que trouxe à tona o problema de falta de habilitação no Ministério da Saúde. Não varremos o problema para baixo do tapete. Buscamos resolvê-lo. A empresa que venceu o processo licitatório vai apresentar o projeto em agosto e daí poderemos fazer a licitação para a obra em si”, explica a secretária.

VISTORIA
Assim que for concluída a reforma e a ampliação, a unidade passará por vistoria de técnicos do Ministério da Saúde, que atestarão se há condições para a habilitação. “Esta é uma etapa que não temos como adiantar. Ou seja, só é possível obter a habilitação se seguirmos completamente esse rito. Quem afirmar o contrário está sendo leviano. Estamos fazendo tudo que é previsto em lei, definido pelo Ministério da Saúde”, esclarece a secretária.

Quando a obra for concluída também já será possível solicitar ao governo federal recursos para mobiliar e equipar a UPA. A secretária Lígia pede que a população tenha paciência em esperar mais um pouco até que todo o procedimento necessário seja realizado.

“Sei que o prédio atual tem problemas e é por isso que estamos fazendo tudo para que seja reformado e ampliado. Teremos uma nova UPA, à altura do que nossa população merece. Enquanto isso não acontece, peço que nossos cidadãos sejam pacientes, porque sabemos como situações como essa geram transtornos”, diz a secretária.

DONA BADUCA
Quando a obra for iniciada o atendimento da UPA passará a ser feito na unidade Balduína Andrade Lobo (Dona Baduca), que fica ao lado. O prédio passou por recente reforma e as providências para receber pacientes em situação de urgência e emergência estão sendo tomadas há meses.

“Estamos com um planejamento que vem desde o ano passado, para que o prédio da Dona Baduca tenha as condições ideais para atendimento à população. É importante frisar que fazemos tudo conforme a lei. Não podemos nos desviar disso”, declarou a secretária.

Ao mesmo tempo em que aguarda toda a tramitação necessária para a habilitação da UPA, a Secretaria Municipal de Saúde realiza diversas licitações para aquisição de equipamentos, mobiliários, insumos odontológicos, médicos e laboratoriais, que beneficiarão toda a rede municipal de saúde. Os investimentos beiram a casa de R$ 9 milhões e são todos com recursos próprios.

“A Saúde de Paranaguá está tendo um avanço enorme em relação à estrutura para atendimento à nossa população. Investimentos que, somados a outras ações, vão melhorar muito a qualidade do serviço que oferecemos”, assegurou a secretária.

O post UPA de Paranaguá será reformada e ampliada para receber verba federal apareceu primeiro em Agora Litoral.

Texto Retirado Agora Litoral


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *