Paraná registra 106 novos casos de dengue

O Paraná registrou 925 casos confirmados de dengue, conforme boletim epidemiológico divulgado nesta terça-feira (5) pela Secretária de Estado da Saúde (Sesa). São 106 casos a mais que na semana passada.

Segundo a secretaria, 239 municípios apresentaram notificações da doença e 121 têm casos confirmados. O estado totaliza 8.311 notificações para a dengue.

Do total, 732 são casos autóctones – quando as pessoas contraem a doença na cidade onde moram.

Os municípios com maior número de casos suspeitos notificados são:

Londrina, no norte do estado; Foz do Iguaçu, no oeste; Maringá, no norte.

Segundo a Sesa, os números são referentes ao monitoramento que teve início em agosto deste ano.

Epidemia
O boletim desta terça-feira também apontou que mais dois municípios entraram em situação de epidemia da doença: Nova Cantu, no centro-oeste, e Uniflor, no norte.

Outros três municípios que já estavam em epidemia, são: Quinta do Sol, no centro-oeste do estado, Inajá e Santa Isabel do Ivaí, ambas no noroeste do Paraná.

Conforme a secretaria, o município é declarado em situação de epidemia quando registra, proporcionalmente, 300 casos para 100 mil habitantes.

Alerta
De acordo com o boletim desta terça-feira, o Paraná também apresentou dez municípios em situação de alerta – quando são apresentados entre 100 e 300 casos por 100 mil habitantes. Nesta lista estão:

Lindoeste, no oeste Juranda, no centro-oeste Douradina, no noroeste Indianópolis, no noroeste São Carlos do Ivaí, no noroeste Floraí, no norte Flórida, no norte Florestópolis, no norte Uraí, no Norte Pioneiro Ângulo, no norte.

Cuidado
Segundo a Sesa, no estado, a maioria dos criadouros estão nos imóveis residenciais e comerciais. Esses criadouros se formam em todo recipiente que acumula água parada, como pratos de vasos de plantas, lixeiras dentro e fora de casa, coletor de água e do ar-condicionado, ralos, lajes, calhas e pneus velhos.

Além disso, na próxima estação, com os dias mais quentes, abafados e chuvosos, a proliferação do mosquito transmissor da doença pode ser ainda maior, alerta a secretaria.

Do G1 Paraná

O post Paraná registra 106 novos casos de dengue apareceu primeiro em Agora Litoral.

Texto Retirado Agora Litoral


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *