Ministério da Cidadania oferta cursos gratuitos online

 

Uma das ferramentas de formação do Ministério da Cidadania, o Portal Capacitação Cidadania tem inscrições abertas para quatro novos cursos gratuitos neste fim de 2021. Com atividades online e sem tutoria, todas as capacitações preveem certificação para quem cumprir os requisitos de participação. As inscrições seguem até 20 de fevereiro de 2022 e as conclusões dos cursos precisam ser realizadas até 28 de fevereiro.

OS CURSOS

Esporte, Lazer e Inclusão Social
O primeiro curso é o Esporte, Lazer e Inclusão Social. O objetivo é promover a formação continuada de agentes públicos e sociais de esporte e lazer. São 12 aulas, com 24 horas de carga horária, divididas em quatro módulos, que contemplam conceitos básicos de esporte, lazer e inclusão social, programas do Governo Federal, respeito à diversidade e propostas inovadoras.

O curso é voltado para profissionais que atuam em atividades ligadas aos programas e projetos desenvolvidos pela Secretaria Nacional de Esporte, Lazer e Inclusão Social (SNELIS) e interessados em conhecer mais sobre as ações e como estão estruturadas.

Esporte Educacional
Outra vertente disponível no âmbito do esporte é o curso Esporte Educacional. Também dividido em quatro módulos e carga horária de 24 horas, a formação tem foco na diversidade humana e nas diferentes formas de aprendizagem.

Os temas abordados incluem conceitos básicos, transformação social, excelência e qualidade nos programas, respeito à diversidade e inclusão social, combate ao uso de drogas e propostas inovadoras.

Os cursos foram desenvolvidos pelo Departamento de Formação e Disseminação da Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação (Sagi) e SNELIS, em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG).

Literacia familiar nas visitas domiciliares do programa Criança Feliz
As atividades de leitura para crianças durante visitas domiciliares do programa Criança Feliz são o objeto de uma terceira qualificação disponível no Portal Capacitação Cidadania. O curso é resultado de parceria entre o Departamento de Formação e Disseminação da Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação, a Secretaria Nacional de Atenção à Primeira Infância do Ministério da Cidadania e a Secretaria de Alfabetização do Ministério da Educação.

A intenção é oferecer formação complementar às equipes do Criança Feliz, em especial nas visitas domiciliares ligadas à temática da Literacia Familiar. São dez aulas que abordam a importância da leitura, os programas do Governo Federal em torno do tema, os desafios e abordagens e orientações específicas. A carga horária é de dez horas.

Atenção a crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência

Uma quarta qualificação disponível no Portal Capacitação Cidadania aborda a Atenção a Crianças e Adolescentes Vítimas ou Testemunhas de Violência. O curso foi elaborado em conjunto pelo Departamento de Formação e Disseminação da Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação e a Secretaria Nacional de Assistência Social, em parceria com a Universidade Federal de Viçosa (UFV).

O objetivo é dar suporte a um melhor atendimento e acompanhamento a crianças e adolescentes em situação de violência, de forma qualificada e na perspectiva da proteção integral e da não revitimização.

São quatro módulos e 26 horas de carga horária que abordam o ordenamento jurídico brasileiro, a escuta especializada, o Sistema Único de Assistência Social e parâmetros adotados pela rede socioassistencial.

O curso é voltado para a formação permanente de trabalhadoras do SUAS, de todos os níveis de formação e de todos serviços e programas, especialmente os que atendem crianças e adolescentes

COMO PARTICIPAR

Para realizar os cursos os interessados devem acessar o Portal Capacitação Cidadania e realizar os seguintes passos:

Se é a primeira vez que você acessa, selecione no canto esquerdo a opção “Novo usuário” e preencha os dados solicitados; Em seguida, realize o acesso digitando o CPF e a senha; O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) aparecerá e você poderá acessar o curso.

Certificação: para receber o certificado, o participante deve realizar o teste final e obter desempenho mínimo de 60% e a avaliação de reação.

Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail [email protected]

Com informações do Ministério da Cidadania

O post Ministério da Cidadania oferta cursos gratuitos online apareceu primeiro em Agora Litoral.

Texto Retirado Agora Litoral

Deixar uma resposta

Navigate