Paraná completa três meses dos primeiros casos de Covid-19

O Paraná completa nesta sexta-feira (12) três meses da confirmação dos primeiros registros de coronavírus. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), a data é lembrada em um momento de alerta no combate à doença no Paraná. Isto porque a curva da infecção acelerou consideravelmente, em especial nos últimos 30 dias.

Conforme dados do boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde, no dia 12 de maio eram 1.906 casos confirmados e 113 mortes em decorrência da Covid-19. Já o levantamento desta quinta-feira (11 de junho) revela 8.457 infectados, o que representa um aumento de 344% na comparação mensal.

Até o momento, foram registradas 280 mortes. Isto significa um crescimento de 148% na comparação com o boletim do dia 12 de maio. Os recuperados somam 2.887 pessoas.

Ainda de acordo com a secretaria, outra demonstração de aceleração da curva de infecção pelo novo coronavírus foi o número de confirmações apenas em junho. Foram 3.779 confirmações neste mês, o que representa 44% do total de casos até agora. Nos 12 dias de junho, foram 99 mortes, o que significa 35% do total.

A Secretaria de Estado da Saúde continua apostando no isolamento social como forma de controle da pandemia de novo coronavírus. “O momento é de exercer o isolamento domiciliar e o distanciamento social como verdadeiros remédios para essa pandemia”, afirma o secretário Beto Preto.

Leitos

Outro dado que está sendo monitorado é a ocupação de leitos. De acordo com a Sesa, o Paraná mantém uma taxa controlada de ocupação em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) para adultos, atualmente de 51%, e de enfermarias, também para adultos, de 30%.

Em relação às Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), o maior índice de ocupação está na macrorregião Oeste, que abriga Cascavel, Pato Branco e Foz do Iguaçu, entre outros municípios. A taxa é de 67%. Já em relação às enfermarias, a macrorregião Leste, responsável pelo Litoral e Região Metropolitana de Curitiba, apresenta ocupação de 37%.

Paraná no cenário nacional

Apesar desse considerável aumento no número de casos, o Paraná segue com o menor índice de incidência de Covid-19 no país, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde.

O órgão estadual cita um levantamento do Ministério da Saúde divulgado na última quarta-feira (10), no qual o Paraná apresenta uma taxa de 74 por 100 mil habitantes, seguido por Minas Gerais com 87,1. Já os demais estados da Região Sul, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, apresentam 180,8 por 100 mil habitantes e 124,5 por 100 mil habitantes, respectivamente.

Da Redação, com informações da AEN

Texto Retirado de CBN Curitiba


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *