UFPR alerta para uso produtos perfumados em crianças

Um estudo desenvolvido pelo Departamento de Pediatria da Universidade Federal do Paraná aponta que os pais devem evitar produtos de higiene infantil com perfume. As pesquisadoras analisaram 398 rótulos de cosméticos infantis do mercado brasileiro e apontaram que mais de 70% deles apresentam fragrância entre os ingredientes. O risco é que os aromas artificiais levem à formação de alergia na pele das crianças. 

Veja mais:

Paraná é o estado do Sul com mais casos prováveis de dengue

“Quanto mais cedo os pais iniciarem o uso dos produtos com perfume, mais cedo essas crianças vão apresentar algum tipo de alergia. A principal delas é a dermatite de contato, que pode gerar vermelhidão, às vezes bolhas e irritação. Cada nova exposição da criança ao produto provoca uma reação do sistema imunológico”, explica a médica responsável, Kerstin Abagge. 

Foram analisadas embalagens de produtos indicados para o uso infantil, como sabonetes líquidos, em barra, condicionadores, hidratantes, cremes para prevenção de assaduras, protetores solares e repelentes. 

“Primeiro, os pais precisam estar conscientes, analisar o rótulo antes de comprar. É importante que os pais conheçam as denominações e evitem comprar produtos assim. Depois, os órgãos reguladores precisam endurecer as legislações para produtos infantis”, completa a professora. 

A preocupação é principalmente para as crianças nos três primeiros anos de vida. A recomendação é que os pais prestem atenção aos rótulos dos produtos e cortem aqueles que forem desnecessários.

O post UFPR alerta para uso produtos perfumados em crianças apareceu primeiro em Paraná Portal.

Texto Retirado de Paraná Portal


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *