Campanha de vacinação contra gripe começa hoje em todo o país

 

Começa nesta segunda-feira (23) a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. De acordo com Ministério da Saúde, nesta primeira etapa os públicos prioritários são idosos e trabalhadores da saúde. Mais duas etapas serão realizadas para públicos diferentes.

Ao todo, a campanha pode atingir cerca de 67,6 milhões de pessoas em todo o país. A meta é vacinar, pelo menos, 90% de cada um desses grupos até o dia 22 de maio. Para alcançar esse público foram investidos R$ 1 bilhão na aquisição de 75 milhões de doses da vacina.

O dia “D” de mobilização nacional para a vacinação acontece em 9 de maio (sábado). Nessa data, os 41 mil postos de saúde ficarão abertos para atender a todos os grupos prioritários.

Neste ano, a campanha foi antecipada de abril para março para reforçar a proteção aos públicos prioritários contra os vírus mais comuns da gripe.

Novo coronavírus
A vacina contra influenza não tem eficácia contra o coronavírus. No entanto, em virtude da pandemia de coronavírus, poderá auxiliar profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para o covid-19, já que os sintomas são parecidos.

Segundo o ministério, casos mais graves de infecção por coronavírus têm sido registrados pelo mundo em pessoas acima de 60 anos, grupo que corresponde a 20,8 milhões de pessoas no Brasil. Por isso, a primeira etapa da campanha contempla esse público.

PARANAGUÁ
Em Paranaguá, um esquema de atendimento foi preparado para evitar que os idosos com idade a partir dos 60 anos entrem em unidades de saúde, mantenham-se em aglomerações de pessoas e, com isso, previnam-se contra o coronavírus.

“A fila dos idosos ocorrerá ao ar livre com distância de ao menos um metro de cada pessoa”, informa a secretária municipal de Saúde, Lígia Regina de Campos Cordeiro.

Os idosos não entrarão na unidade nem mesmo para a aplicação. Serão disponibilizadas salas dos agentes comunitários de saúde entre outros espaços preparados para esse fim.

Além de fila ao ar livre, outras recomendações serão seguidas para evitar ao máximo o contato entre os idosos. “O idoso que apresentar febre não deve procurar a unidade para aplicação da vacina”, orienta a secretária.

Para se vacinar, o idoso deverá portar documento de identificação oficial, Cartão do SUS e, se possível, Cartão da Família.

Todas as unidades contarão com aplicação de vacina da gripe, contudo, as unidades do Santos Dumont, Araçá e Serraria do Rocha terão pontos estratégicos.

Quem for atendido pela unidade do Santos Dumont deve se vacinar na sede do Moto Clube Robalos Rebeldes, os idosos atendidos pela Serraria do Rocha devem se dirigir a igreja católica Santíssimo Redentor e quem utiliza a unidade do Araçá deve ir na Escola Municipal Leôncio Corrêa.

A Unidade de Saúde Gabriel de Lara também contará neste período com a vacinação contra a gripe para idosos.

Próximas etapas
A etapa seguinte da campanha terá início no dia 16 de abril, com o objetivo de vacinar doentes crônicos, professores (rede pública e privada) e profissionais das forças de segurança.

A última fase, que começa no dia 9 de maio, dará prioridade a crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas com 55 a 59 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas com deficiência, povos indígenas, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

Até o momento, o Ministério da Saúde enviou aos estados 15 milhões de doses e mais 4 milhões serão distribuídas até o fim de março.

A vacina, composta por vírus inativado, é trivalente e protege contra os três vírus que mais circularam no Hemisfério Sul em 2019: Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2).

Da Agência Brasil e PMP

O post Campanha de vacinação contra gripe começa hoje em todo o país apareceu primeiro em Agora Litoral.

Texto Retirado Agora Litoral


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *