Mortes e casos graves de gripe aumentam no Paraná

 

Por Lucian Pichetti, CBN Curitiba

O número de pessoas que morreram por complicações da gripe no Paraná aumentou de 22 para 31, em uma semana, segundo o último boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SESA). Os dados também revelam um aumento dos casos graves, que passaram de 74, na semana passada, para 109 nesta semana.

As mortes foram registradas pelas Regionais de Saúde de Paranaguá, Foz do Iguaçu, Cascavel, Campo Mourão, Umuarama, Paranavaí, Maringá, Apucarana, Londrina, Toledo e Curitiba.

Vacinação

O número de casos de gripe segue em crescimento, apesar de a campanha de vacinação contra a
doença no Paraná ter alcançado a marca de 69% do público-alvo imunizado.

As doses estão disponíveis, gratuitamente, na rede pública, até sexta-feira da semana que vem, dia 31 de maio.

Curitiba

Na capital, cerca de 230 mil pessoas que fazem parte do público-alvo, ainda não compareceram às unidades de saúde para a imunização.

Até o momento, foram aplicadas 303 mil doses da vacina da gripe, desde o início da campanha – em 10 de abril – o equivalente a 57% do público prioritário. A oferta da vacina segue gratuitamente em 110 unidades de saúde de Curitiba.

Meta

A Secretaria da Saúde insiste que os grupos prioritários devem buscar a vacina o quanto antes.

O secretário estadual da Saúde, Beto Preto, reforçou que a meta é chegar a 90% do público-alvo vacinado.

A Secretaria da Saúde reforça que a vacina contra gripe é segura e reduz as complicações que podem evoluir para casos graves da doença, internações e óbitos.

Grupos prioritários

Os grupos prioritários, atendidos pela campanha de vacinação, são os de crianças com idade entre seis meses e cinco anos incompletos; gestantes; mulheres com até 45 dias após o parto; idosos, indígenas, professores, trabalhadores da saúde, portadores de doenças crônicas não transmissíveis, população privada de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 20 anos sob medidas socioeducativas, funcionários do sistema prisional e policiais civis e militares.

Texto Retirado de CBN Curitiba


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *