Preservação da Serra do Mar garante água para Curitiba e RMC

Em 40 a 50 anos, Curitiba e Região Metropolitana podem ficar sem água. Isso se a Serra do Mar não for preservada. Esse é o alerta do diretor de meio ambiente da Sanepar, Julio Gonchorosky, que nesta semana falou, em coletiva de imprensa, sobre a forte estiagem pela qual o Paraná está passando.

Leia mais: Estiagem leva Paraná a decretar situação de emergência hídrica

De acordo com Julio, mais de 60% da água que abastece Curitiba e Região Metropolitana vem da Serra do Mar.

[soundcloud url=”https://api.soundcloud.com/tracks/830491816″ params=”color=#ff5500&inverse=false&auto_play=false&show_user=true” width=”100%” height=”120″ iframe=”true” /]

A área da Serra do Mar é 100% de mananciais. São vários rios que descem a serra e chegam até o rio Iguaçu, responsável por parte do abastecimento de Curitiba e Região Metropolitana. Julio pede que os moradores da região tenham consciência e ajudem a proteger este bem natural.

[soundcloud url=”https://api.soundcloud.com/tracks/830491783″ params=”color=#ff5500&inverse=false&auto_play=false&show_user=true” width=”100%” height=”120″ iframe=”true” /]

A Serra do Mar foi colocada sob proteção pública em 1952. O ato considerou que esta mata é vital para a cidade de Curitiba e região metropolitana, que não podem viver sem a água da Serra do Mar. Da mesma forma, sua conservação é de absoluta necessidade para as baías de Paranaguá e Guaratuba, que de outra forma sofreriam rápido processo de assoreamento.
Em 1978, por ocasião do Congresso Pró-Implantação do Parque Marumbi, o Governo do Estado criou os Parques Estaduais do Marumbi I e II.

O Tombamento da Serra do Mar se deu em 25 de julho de 1986, com superfície aproximada de 386 mil hectares. A Área Especial de Interesse Turístico do Marumbi (AEIT-Marumbi) foi criada e regulamentada em 1984. Sua superfície abrange parte dos municípios de Campina Grande do Sul, Antonina, Morretes, São José dos Pinhais, Piraquara e Quatro Barras num total de mais de 66 mil hectares.

Repórter Grasiani Jacomini

Texto Retirado de CBN Curitiba


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *