Mutirão retira mais de 500 quilos de lixo da Baía de Paranaguá

 

Agora Litoral
Um mutirão promovido pela Capitania dos Portos do Paraná (CPPR) e pelo Grupo Escoteiros do Mar Ilha do Mel (GEMIM) retirou 523 quilos de lixo neste sábado (21) da Baía de Paranaguá no contexto do Dia Mundial da Limpeza.

O “World Cleanup Day” é uma data global de combate aos resíduos sólidos e, no Brasil, a Marinha integrou esforços para promover a conscientização ambiental e valorização da “Amazônia Azul”, a nossa extensão territorial no mar.

Ao todo, o mutirão mobilizou 41 militares da CPPR e 70 integrantes do GEMIM, que realizaram a coleta de lixo na Rua da Praia, as margens do Rio Itiberê no Centro Histórico de Paranaguá; em praias da Ilha dos Valadares; e na Ilha do Tesouro. Todo o material recolhido foi acondicionado em sacos para ser dada a destinação correta.

A mobilização da Capitania dos Portos para promover o Dia Mundial da Limpeza no litoral paranaense iniciou na quinta-feira (19) com o plantio de duas mudas de Pau-Brasil em frente ao prédio principal da Organização Militar. A iniciativa congregou esforços do Rotary Club Paranaguá-Rocio e da Sociedade Amigos da Marinha do Paraná (Soamar Paraná).

Mobilização começou na quinta-feira (19)

Na sexta-feira (20), foi promovida ainda a palestra “Lixo no mar e o futuro dos oceanos” para pescadores no município de Guaratuba-PR, realizada no Salão Comunitário de Caieiras.

O Capitão dos Portos do Paraná, Capitão de Mar e Guerra, Rogerio Antunes Machado, falou que a CPPR integrou esforços com Organizações Militares de todo o Brasil para que o Dia Mundial da Limpeza contribuísse para conscientizar a sociedade brasileira para a preservação das nossas riquezas na área marítima, a Amazônia Azul.

“A Baía de Paranaguá tem uma importância estratégica e econômica muito grande para o Brasil. Além do Porto de Paranaguá, a baia é um grande estuário para diversas espécie de animais marinhos e isto contribui diretamente para a atividade econômica dos municípios litorâneos por intermédio das comunidades pesqueiras. Todos nós devemos lembrar que esta riqueza do litoral paranaense é de toda a sociedade e, por isto, juntos devemos conservar e manter limpa nossas águas marítimas e interiores. A Capitania fica honrada em contribuir em ações como o Dia Mundial da Limpeza em parceria com a sociedade local”, disse o capitão.

Da Marinha do Brasil e Capitania dos Portos do Paraná

O post Mutirão retira mais de 500 quilos de lixo da Baía de Paranaguá apareceu primeiro em Agora Litoral.

Texto Retirado Agora Litoral


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *