Estudo aponta que novo coronavírus pode ser encontrado no ar

 

Uma pesquisa publicada nesta segunda-feira (27) na revista científica Nature mostra que partículas de coronavírus podem ser encontradas no ar em locais frequentados por pessoas infectadas.

Pesquisadores da Universidade de Wuhan, que foi o epicentro da pandemia, na China, testaram amostras de ar coletadas em dois hospitais que tratam infectados pelo novo coronavírus.

Os cientistas identificaram níveis elevados de coronavírus em um banheiro usado por pacientes e em vestiários da equipe.

Também foram avaliadas salas dos funcionários e enfermarias. Mas, depois de rigorosamente limpas e bem ventiladas, nada foi encontrado.

A equipe de pesquisadores afirma que isso sugere que o vírus pode viajar pelo ar. A pesquisa não responde se essas partículas encontradas são infecciosas, mas os cientistas acreditam que elas têm o potencial de transmissão.

A recomendação dos pesquisadores é uma boa rotina de desinfecção e uma boa ventilação dos ambientes para evitar este tipo de propagação.

Atualmente, o que se sabe com certeza sobre a transmissão do coronavírus é que ela acontece essencialmente pela via respiratória e pelo contato físico.

OUTRAS PESQUISAS
Já existem outros estudos que mostram resultados parecidos aos obtidos pela Universidade de Wuhan.

A revista médica americana NEJM publicou em março pesquisa que mostrou a sobrevivência do coronavírus por até três horas na forma de partículas no ar.

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças de Guangzhou, na China, também publicou pesquisa própria nesta semana. Ela indica que alguns pacientes teriam sido contaminados por partículas espalhadas pelo ar-condicionado em um restaurante.

Contudo, a Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que não há evidências suficientes para sugerir que a Covid-19 seja transmitida pelo ar.

O post Estudo aponta que novo coronavírus pode ser encontrado no ar apareceu primeiro em Agora Litoral.

Texto Retirado Agora Litoral


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *